Introdução ao Design de UX/UI

Módulo I

Técnicas de design

8 Conteúdos Abordados
Reading: UXUI 1.1. Bases do Design
Reading: UXUI 1.2. Tipografia/cor/imagem
Reading: • UXUI 1.2.1. Tipografia
Reading: • UXUI 1.2.2. Cor
Reading: • UXUI 1.2.3. Imagem
Reading: UXUI 1.3. Design para o ecrã
Reading: • UXUI 1.3.1. Design para Web
Reading: • UXUI 1.3.2. Design para multimédia

Módulo II

Design multimédia

17 Conteúdos Abordados
Reading: UXUI 2.1. Desenho gráfico: linguagens e cultura na era da informação
Reading: UXUI 2.2. Interfaces multimédia: considerações gerais, exemplos, análise e avaliação
Reading: UXUI 2.3. O design multimédia interativo e a produção de interfaces
Reading: UXUI 2.4. Fases de programação da imagem de uma entidade
Reading: UXUI 2.5. Identidade corporativa, normas e regras de normalização
Reading: UXUI 2.6. Internacionalização vs localização
Reading: UXUI 2.7. Design do url
Reading: UXUI 2.8. O design de interface como elemento facilitador na compreensão da interactividade
Reading: UXUI 2.9. Design do conteúdo
Reading: UXUI 2.10. Design de ecrã
Reading: UXUI 2.11. Guião de estilo gráfico
Reading: UXUI 2.12. Criação de modelos, grelhas de conteúdos e folhas de estilo
Reading: UXUI 2.13. Metodologias de análise e avaliação do design da interface
Reading: UXUI 2.14. Marketing na Web
Reading: UXUI 2.15. Banners e pop-ups
Reading: UXUI 2.16. Newsletters
Reading: UXUI 2.17. Motores de pesquisa

Módulo III

Design de interação e usabilidade

5 Conteúdos Abordados
Reading: UXUI 3.1. Experiência do utilizador
Reading: UXUI 3.2. Design de interação
Reading: UXUI 3.3. Princípios e padrões de design de interação
Reading: UXUI 3.4. Design de interfaces
Reading: UXUI 3.4. Design de interfaces

Módulo IV

Arquitectura de informação

9 Conteúdos Abordados
Reading: UXUI 4.1. Interface Homem-máquina
Reading: UXUI 4.2. Arquitectura de informação e navegação de sites
Reading: UXUI 4.3. As normas de acessibilidade aos conteúdos na World Wide Web
Reading: UXUI 4.4. Acessibilidade nas tecnologias Web
Reading: UXUI 4.5. Normas e entidades
Reading: UXUI 4.6. Análise de sítios Web que utilizam normas de acessibilidade
Reading: UXUI 4.7. Processos para comprovar a acessibilidade de um site Web
Reading: UXUI 4.8. Criação de relatórios
Reading: UXUI 4.9. Critérios de análise da qualidade global

Módulo V

Prototipagem para a web

6 Conteúdos Abordados
Reading: UXUI 5.1. Prototipagem
Reading: UXUI 5.2. Fundamentos de wireframing
Reading: UXUI 5.3. Ferramentas para prototipagem de interfaces
Reading: UXUI 5.4. Fundamentos de user testing
Reading: UXUI 5.5. Tipos de testes de usabilidade
Reading: UXUI 5.6. Planeamento e implementação de uma ação de user testing

Módulo VI

Projeto Final

Introdução ao Design de UX/UI

€550

About this course

Desconto já incluído

7x85€ + taxa de inscrição (70€)

200 horas

Gerador de Empregabilidade

Regime B-Learning

Comodamente a partir de qualquer lugar

O  Curso de Introdução ao Design do UX/UI dota os formandos os formandos e as empresas/organizações de competências associadas ao planeamento e desenho de interfaces digitais, com foco na usabilidade, experiência de navegação e interação.

Destinatários

O  Curso de Introdução ao Design do UX/UI é especialmente desenhado para todos os profissionais que possuam habilitações mínimas ao nível do 9º ano ou Superior, que pretendem potenciar a sua empregabilidade e desejam desempenhar esta função e/ou:

  • Todos os interessados em adquirir conhecimentos nesta área de formação
Destinatários Medida Cheque Formação + Digital

No caso de Formandos que visem candidatar-se à medida Cheque Formação  + Digital,  estes deverão cumprir os seguintes requisitos:

Em conformidade com a Portaria n.º 246/2022, de 27 de setembro, este percurso formativo destina-se a qualquer trabalhador, independentemente da natureza do seu vínculo de trabalho, nomeadamente:

    • Trabalhadores de uma empresa/entidade empregadora (trabalhadores por conta de outrem);
    • Trabalhadores Independentes com rendimentos empresariais ou profissionais;
    • Empresários em Nome Individual;
    • Sócios de Sociedades Unipessoais.

Ainda assim, de acordo com a referida Portaria, será dada prioridade aos candidatos que:

    • sejam participantes nos processos de transformação digital das empresas ou organizações do setor da economia social para a qual trabalham;
    • disponham de baixo nível de conhecimentos digitais;
    • estejam em risco de desemprego;
    • ou sejam do género menos representado em determinada profissão.
Forma de Organização

O Curso de Introdução ao Design do UX/UI é ministrado em B-Learning, na plataforma de Ensino a distância Twofold, com sessões à distância em tempo real.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Proceder ao desenho de interfaces digitais para websites e outras plataformas digitais potenciando a experiência humana.

Objetivos Específicos

Os formandos/as no final da formação devem ser capazes de:

  • Reconhecer as principais variáveis que contribuem para a agradabilidade visual, de navegação e experiencial de páginas web;
  • Utilizar as metodologias próprias do design de comunicação;
  • Desenhar, implementar e testar interfaces ajustadas a um contexto;
  • Desenvolver uma página web – front end;
  • Planificar e desenvolver um projeto num contexto de utilização.
  • Reconhecer os princípios fundamentais do Design Gráfico.
  • Utilizar os blocos de construção essenciais ao Design Gráfico.
  • Distinguir o nível de qualidade da estrutura gráfica de um documento relativamente a outro.
  • Identificar as principais regras da tipografia e usá-las como uma ferramenta de construção de Design Gráfico.
  • Descrever o processo de produção das cores e utilizá-las, adequadamente em diferentes situações de construção do Design Gráfico.
  • Distinguir os diferentes tipos de imagens existentes em diversos formatos, por forma a conseguir o melhor proveito das suas características comunicacionais.
  • Identificar as tecnologias emergentes no domínio da composição gráfico-visual visando a verificação do equilíbrio entre a aplicação de princípios comprovados do design e as possibilidades que essas mesmas tecnologias oferecem.
  • Identificar as principais variáveis que contribuem para a agradabilidade visual de produtos multimédia e páginas Web.
  • Aplicar as técnicas essenciais, complementares às ferramentas de produção, para o desenvolvimento de projetos de design de interfaces.
  • Aplicar as regras e normas básicas utilizadas no design de produção multimédia.
  • Utilizar as metodologias próprias do design de comunicação adaptando-as ao design de conteúdos multimédia.
  • Conceber um guião de estilo gráfico.
  • Produzir e aplicar modelos, grelhas de conteúdos e folhas de estilo.
  • Resolver problemas visuais ocasionados pela interface gráfica do utilizador.
  • Produzir e/ou avaliar layouts e protótipos de interfaces multimédia.
  • Definir e implementar estratégias de experiência do utilizador.
  • Analisar e interpretar interações entre utilizadores e produtos digitais.
  • Desenhar, implementar e testar interfaces homem-máquina ajustadas ao meio e contexto de utilização.
  • Planear, analisar, desenhar e testar a usabilidade de sites Web.
  • Reconhecer o papel da interface na relação entre o utilizador e o site Web.
  • Identificar as principais normas de acessibilidade.
  • Reconhecer a importância da necessidade de utilização das normas de acessibilidade.
  • Identificar ferramentas e metodologias.
  • Avaliar sítios Internet construídos em função das normas de acessibilidade.
  • econhecer a importância da prototipagem no desenho de interfaces para a web.
  • Criar protótipos de baixa e alta fidelidade.
  • Utilizar ferramentas específicas para prototipagem de interfaces.
  • Planear e implementar testes de usabilidade.
  • Conteúdos
  • Prototipagem
  • Baixa fidelidade
  • Alta fidelidade
  • Fundamentos de wireframing
  • Ferramentas para prototipagem de interfaces
  • Fundamentos de user testing
  • Tipos de testes de usabilidade
  • Planeamento e implementação de uma ação de user testing
Certificação

Certificado SIGO emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Candidatura ao Cheque Formação +Digital

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... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

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... e um E-mail de Confirmação...

Formalizando o pagamento, receberá um e-mail da Twofold identificando e solicitando o envio da documentação necessária para a formalização da inscrição.

...dados de acesso...

Recepção dos seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy por e-mail.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Inicie e conclua o seu percurso formativo.

... Receba o seu Certificado.

Syllabus

Módulo I 0/8

Técnicas de design

8 Conteúdos Abordados
Reading: UXUI 1.1. Bases do Design
minutes
Reading: UXUI 1.2. Tipografia/cor/imagem
minutes
Reading: • UXUI 1.2.1. Tipografia
minutes
Reading: • UXUI 1.2.2. Cor
minutes
Reading: • UXUI 1.2.3. Imagem
minutes
Reading: UXUI 1.3. Design para o ecrã
minutes
Reading: • UXUI 1.3.1. Design para Web
minutes
Reading: • UXUI 1.3.2. Design para multimédia
minutes

Módulo II 0/17

Design multimédia

17 Conteúdos Abordados
Reading: UXUI 2.1. Desenho gráfico: linguagens e cultura na era da informação
minutes
Reading: UXUI 2.2. Interfaces multimédia: considerações gerais, exemplos, análise e avaliação
minutes
Reading: UXUI 2.3. O design multimédia interativo e a produção de interfaces
minutes
Reading: UXUI 2.4. Fases de programação da imagem de uma entidade
minutes
Reading: UXUI 2.5. Identidade corporativa, normas e regras de normalização
minutes
Reading: UXUI 2.6. Internacionalização vs localização
minutes
Reading: UXUI 2.7. Design do url
minutes
Reading: UXUI 2.8. O design de interface como elemento facilitador na compreensão da interactividade
minutes
Reading: UXUI 2.9. Design do conteúdo
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Reading: UXUI 2.10. Design de ecrã
minutes
Reading: UXUI 2.11. Guião de estilo gráfico
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Reading: UXUI 2.12. Criação de modelos, grelhas de conteúdos e folhas de estilo
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Reading: UXUI 2.13. Metodologias de análise e avaliação do design da interface
minutes
Reading: UXUI 2.14. Marketing na Web
minutes
Reading: UXUI 2.15. Banners e pop-ups
minutes
Reading: UXUI 2.16. Newsletters
minutes
Reading: UXUI 2.17. Motores de pesquisa
minutes

Módulo III 0/5

Design de interação e usabilidade

5 Conteúdos Abordados
Reading: UXUI 3.1. Experiência do utilizador
minutes
Reading: UXUI 3.2. Design de interação
minutes
Reading: UXUI 3.3. Princípios e padrões de design de interação
minutes
Reading: UXUI 3.4. Design de interfaces
minutes
Reading: UXUI 3.4. Design de interfaces
minutes

Módulo IV 0/9

Arquitectura de informação

9 Conteúdos Abordados
Reading: UXUI 4.1. Interface Homem-máquina
minutes
Reading: UXUI 4.2. Arquitectura de informação e navegação de sites
minutes
Reading: UXUI 4.3. As normas de acessibilidade aos conteúdos na World Wide Web
minutes
Reading: UXUI 4.4. Acessibilidade nas tecnologias Web
minutes
Reading: UXUI 4.5. Normas e entidades
minutes
Reading: UXUI 4.6. Análise de sítios Web que utilizam normas de acessibilidade
minutes
Reading: UXUI 4.7. Processos para comprovar a acessibilidade de um site Web
minutes
Reading: UXUI 4.8. Criação de relatórios
minutes
Reading: UXUI 4.9. Critérios de análise da qualidade global
minutes

Módulo V 0/6

Prototipagem para a web

6 Conteúdos Abordados
Reading: UXUI 5.1. Prototipagem
minutes
Reading: UXUI 5.2. Fundamentos de wireframing
minutes
Reading: UXUI 5.3. Ferramentas para prototipagem de interfaces
minutes
Reading: UXUI 5.4. Fundamentos de user testing
minutes
Reading: UXUI 5.5. Tipos de testes de usabilidade
minutes
Reading: UXUI 5.6. Planeamento e implementação de uma ação de user testing
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Módulo VI

Projeto Final

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