Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Módulo 1

Recursos Humanos: Desafios, Resultados e Competências - Introdução

11 tópicos
Tópico: EGERH 1.1 O novo desafio para a competitividade: recursos humanos
Tópico: EGERH 1.2 1º desafio: Globalização
Tópico: EGERH 1.3 2º desafio: Cadeia de valor para a competitividade empresarial e os serviços de RH
Tópico: EGERH 1.4 3º desafio: Lucratividade entre custo e crescimento
Tópico: EGERH 1.5 4º desafio: O foco na capacidade
Tópico: EGERH 1.6 5º desafio: Mudança de parâmetros
Tópico: EGERH 1.7 6º desafio: Tecnologia
Tópico: EGERH 1.8 7º desafio: Atração, retenção e mensuração da competência e do capital intelectual
Tópico: EGERH 1.9 Implicações para a natureza da competição
Tópico: EGERH 1.10 Implicações para os líderes do futuro
Tópico: EGERH 1.11 Implicações para RH como profissão

Módulo 2

Da Gestão de Pessoal para a Gestão Estratégica de RH

5 tópicos
Tópico: EGERH 2.1 O alinhamento entre a estratégia de negócio e o sistema de GRH da empresa:
Tópico: EGERH 2.1.1 Da estratégia para as práticas de GRH;
Tópico: EGERH 2.1.2 Das práticas de GRH para os comportamentos e as atitudes dos colaboradores.
Tópico: EGERH 2.2 Contingências atuais na vida das organizações e suas implicações para a Gestão de Recursos Humanos.
Tópico: EGERH 2.3 o estratégico para o operacional

Módulo 3

As Funções da Gestão de Recursos Humanos

23 tópicos
Tópico: EGERH 3.1 Função: Recrutamento
Tópico: EGERH 3.1.1 O recrutamento baseado em competências
Tópico: EGERH 3.1.2 A avaliação pelas necessidades de desenvolvimento no processo de seleção: identificação dos métodos mais válidos e o consequente processo de tomada de decisão.
Tópico: EGERH 3.1.3 Estratégias de acolhimento e integração como processo de aculturação
Tópico: EGERH 3.2 Função: Seleção
Tópico: EGERH 3.3 Função: Cargos e Salários
Tópico: EGERH 3.4 Função: Formação e Desenvolvimento
Tópico: EGERH 3.4.1 Definição de programas baseados em perfis ocupacionais
Tópico: EGERH 3.4.2 A Avaliação da Formação:
Tópico: EGERH 3.4.2.1 A importância da avaliação da eficácia da formação profissional no quadro das políticas e práticas da gestão de recursos humanos
Tópico: EGERH 3.4.2.2 A transferência da formação para o local de trabalho
Tópico: EGERH 3.4.2.3 Os fatores relacionados com a conceção da formação
Tópico: EGERH 3.4.2.4 Os fatores individuais e organizacionais que facilitam e/ou inibem o processo de aplicação da formação no local de trabalho: alguns casos práticos
Tópico: EGERH 3.4.3 Identificação, qualificação e quantificação de resultados da formação
Tópico: EGERH 3.5 Função: Avaliação
Tópico: EGERH 3.5.1 Desempenho e Potencial
Tópico: EGERH 3.6 Função: Controle
Tópico: EGERH 3.6.1 A gestão do desempenho enquanto processo de implementação de uma gestão estratégica: alinhar e gerir os recursos humanos de acordo com a estratégia da organização;
Tópico: EGERH 3.6.2 A avaliação de desempenho enquanto instrumento motivador das práticas organizacionais.
Tópico: EGERH 3.6.3 A definição e implementação de um instrumento de avaliação de desempenho por objectivos e competências.
Tópico: EGERH 3.7 A atribuição de Recompensas
Tópico: EGERH 3.7.1 As Recompensas no quadro de um Modelo Integrado de Gestão de Recursos Humanos e as opções de arquitetura de um sistema de recompensas.
Tópico: EGERH 3.7.2 Itinerário para construir ou reajustar o sistema de recompensas da empresa

Módulo 4

Teoria e prática das organizações de aprendizagem

5 tópicos
Tópico: EGERH 4.1 Trabalho em equipe
Tópico: EGERH 4.2 Qualidade Total
Tópico: EGERH 4.3 Benchmarking
Tópico: EGERH 4.4 Estruturas Organizacionais
Tópico: EGERH 4.5 Aprendizagem organizacional

Módulo 5

Empowerment

5 tópicos
Tópico: EGERH 5.1 O que é empowerment?
Tópico: EGERH 5.2 Por que usar empowerment?
Tópico: EGERH 5.3 Condições para uso do empowerment
Tópico: EGERH 5.4 Etapas para implementação do empowerment
Tópico: EGERH 5.5 Quando o empowerment não dá certo?

Módulo 06

Sistemas de Recursos Humanos

6 tópicos
Tópico: EGERH 6.1 Os estilos de Administração de Recursos Humanos
Tópico: EGERH 6.2 Subsistema de Provisão
Tópico: EGERH 6.3 Subsistema de Aplicação
Tópico: EGERH 6.4 Subsistema de Manutenção
Tópico: EGERH 6.5 Subsistema de Desenvolvimento
Tópico: EGERH 6.6 Subsistema de Monitorização

Módulo 7

Projeto Final

Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

€399
Recursos humanos

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Num contexto em que a Gestão Estratégica de Recursos Humanos é cada vez mais perspetivada como uma área central na dinâmica e funcionamento de qualquer organização, revela-se necessário que as organizações adotem uma política de gestão de pessoas alinhada com os objetivos estratégicos das mesmas. A forma como as organizações se posicionam no mercado, o entendimento que possuem das pressões ambientais, a compreensão com o que os concorrentes estão a fazer, as decisões  ao nível da afetação de recursos humanos a uma ou outra atividade são dimensões que estão fortemente ligadas a uma gestão Estratégica de Recursos Humanos.

Destinatários

Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos destina-se a:

  1. Licenciados em Psicologia, Sociologia, Recursos Humanos, Gestão e outras áreas científicas que pretendam desenvolver competências na área da Gestão de Pessoas;
  2. Profissionais da área dos recursos humanos (diretores, assessores, técnicos), ou outras, que desejem melhorar os seus conhecimentos nas áreas da Gestão de Pessoas;
  3. Consultores de RH.
  4. Outros Profssionais que pretendam encetar por um processo de requalificação profissional.
Forma de Organização

Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

Os formandos deverão ser capazes de:

  • Adquirir conhecimentos teóricos e práticos, ao nível da Gestão estratégica de Recursos Humanos, que respondam aos desafios que se colocam às organizações.

Objetivo Específicos

  • Conhecer e compreender o enquadramento teórico subjacente ao processo de recrutamento e seleção de pessoas;
  • Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de Recrutamento e Seleção;
  • Identificar, construir e aplicar os instrumentos destinados ao processo de recrutamento e seleção, atendendo às necessidades de planeamento da organização;
  • Conhecer e aplicar os diferentes métodos e técnicas utilizados no processo de Recrutamento e Seleção, avaliando a sua eficácia nas organizações;
  • Operacionalizar os processos de recrutamento e seleção de pessoal, de forma a atrair o maior número de candidatos potencialmente capazes de exercer as funções para as quais concorrem;
  • Conhecer e aplicar as questões legais e éticas envolvidas no processo de recrutamento e seleção;
  • Identificar os pressupostos da gestão de recursos humanos do ponto de vista estratégico;
  • Adquirir competências associadas a um modelo de gestão estratégica contribuindo assim para o desenvolvimento das pessoas e consequentemente das organizações;
  • Valorizar o papel do fator humano e de sua gestão na obtenção de vantagens competitivas sustentáveis pelas empresas;
  • Percecionar a gestão estratégica de recursos humanos como promotora de mudanças organizacionais e como instrumento adequado para dar respostas aos desafios do ambiente empresarial.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Programa Executivo emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Próxima Edição

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

Modalidades de Inscrição

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS* na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

Pagamento a Pronto

399€ + Oferta de 50€ da Taxa de Inscrição+ 100% desconto ano novo

“O dinheiro não é o mais importante. O importante são as pessoas que tem e como as lidera.”

Steve Jobs | Inventor, empresário e magnata americano

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Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

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Temáticas a abordar

A Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1 0/11

Recursos Humanos: Desafios, Resultados e Competências - Introdução

11 tópicos
Tópico: EGERH 1.1 O novo desafio para a competitividade: recursos humanos
minutes
Tópico: EGERH 1.2 1º desafio: Globalização
minutes
Tópico: EGERH 1.3 2º desafio: Cadeia de valor para a competitividade empresarial e os serviços de RH
minutes
Tópico: EGERH 1.4 3º desafio: Lucratividade entre custo e crescimento
minutes
Tópico: EGERH 1.5 4º desafio: O foco na capacidade
minutes
Tópico: EGERH 1.6 5º desafio: Mudança de parâmetros
minutes
Tópico: EGERH 1.7 6º desafio: Tecnologia
minutes
Tópico: EGERH 1.8 7º desafio: Atração, retenção e mensuração da competência e do capital intelectual
minutes
Tópico: EGERH 1.9 Implicações para a natureza da competição
minutes
Tópico: EGERH 1.10 Implicações para os líderes do futuro
minutes
Tópico: EGERH 1.11 Implicações para RH como profissão
minutes

Módulo 2 0/5

Da Gestão de Pessoal para a Gestão Estratégica de RH

5 tópicos
Tópico: EGERH 2.1 O alinhamento entre a estratégia de negócio e o sistema de GRH da empresa:
minutes
Tópico: EGERH 2.1.1 Da estratégia para as práticas de GRH;
minutes
Tópico: EGERH 2.1.2 Das práticas de GRH para os comportamentos e as atitudes dos colaboradores.
minutes
Tópico: EGERH 2.2 Contingências atuais na vida das organizações e suas implicações para a Gestão de Recursos Humanos.
minutes
Tópico: EGERH 2.3 o estratégico para o operacional
minutes

Módulo 3 0/23

As Funções da Gestão de Recursos Humanos

23 tópicos
Tópico: EGERH 3.1 Função: Recrutamento
minutes
Tópico: EGERH 3.1.1 O recrutamento baseado em competências
minutes
Tópico: EGERH 3.1.2 A avaliação pelas necessidades de desenvolvimento no processo de seleção: identificação dos métodos mais válidos e o consequente processo de tomada de decisão.
minutes
Tópico: EGERH 3.1.3 Estratégias de acolhimento e integração como processo de aculturação
minutes
Tópico: EGERH 3.2 Função: Seleção
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Tópico: EGERH 3.3 Função: Cargos e Salários
minutes
Tópico: EGERH 3.4 Função: Formação e Desenvolvimento
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Tópico: EGERH 3.4.1 Definição de programas baseados em perfis ocupacionais
minutes
Tópico: EGERH 3.4.2 A Avaliação da Formação:
minutes
Tópico: EGERH 3.4.2.1 A importância da avaliação da eficácia da formação profissional no quadro das políticas e práticas da gestão de recursos humanos
minutes
Tópico: EGERH 3.4.2.2 A transferência da formação para o local de trabalho
minutes
Tópico: EGERH 3.4.2.3 Os fatores relacionados com a conceção da formação
minutes
Tópico: EGERH 3.4.2.4 Os fatores individuais e organizacionais que facilitam e/ou inibem o processo de aplicação da formação no local de trabalho: alguns casos práticos
minutes
Tópico: EGERH 3.4.3 Identificação, qualificação e quantificação de resultados da formação
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Tópico: EGERH 3.5 Função: Avaliação
minutes
Tópico: EGERH 3.5.1 Desempenho e Potencial
minutes
Tópico: EGERH 3.6 Função: Controle
minutes
Tópico: EGERH 3.6.1 A gestão do desempenho enquanto processo de implementação de uma gestão estratégica: alinhar e gerir os recursos humanos de acordo com a estratégia da organização;
minutes
Tópico: EGERH 3.6.2 A avaliação de desempenho enquanto instrumento motivador das práticas organizacionais.
minutes
Tópico: EGERH 3.6.3 A definição e implementação de um instrumento de avaliação de desempenho por objectivos e competências.
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Tópico: EGERH 3.7 A atribuição de Recompensas
minutes
Tópico: EGERH 3.7.1 As Recompensas no quadro de um Modelo Integrado de Gestão de Recursos Humanos e as opções de arquitetura de um sistema de recompensas.
minutes
Tópico: EGERH 3.7.2 Itinerário para construir ou reajustar o sistema de recompensas da empresa
minutes

Módulo 4 0/5

Teoria e prática das organizações de aprendizagem

5 tópicos
Tópico: EGERH 4.1 Trabalho em equipe
minutes
Tópico: EGERH 4.2 Qualidade Total
minutes
Tópico: EGERH 4.3 Benchmarking
minutes
Tópico: EGERH 4.4 Estruturas Organizacionais
minutes
Tópico: EGERH 4.5 Aprendizagem organizacional
minutes

Módulo 5 0/5

Empowerment

5 tópicos
Tópico: EGERH 5.1 O que é empowerment?
minutes
Tópico: EGERH 5.2 Por que usar empowerment?
minutes
Tópico: EGERH 5.3 Condições para uso do empowerment
minutes
Tópico: EGERH 5.4 Etapas para implementação do empowerment
minutes
Tópico: EGERH 5.5 Quando o empowerment não dá certo?
minutes

Módulo 06 0/6

Sistemas de Recursos Humanos

6 tópicos
Tópico: EGERH 6.1 Os estilos de Administração de Recursos Humanos
minutes
Tópico: EGERH 6.2 Subsistema de Provisão
minutes
Tópico: EGERH 6.3 Subsistema de Aplicação
minutes
Tópico: EGERH 6.4 Subsistema de Manutenção
minutes
Tópico: EGERH 6.5 Subsistema de Desenvolvimento
minutes
Tópico: EGERH 6.6 Subsistema de Monitorização
minutes

Módulo 7

Projeto Final

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