Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Módulo 1

Recursos Humanos: Desafios, Resultados e Competências - Introdução

11 Conteúdos Abordados
Reading: EGERH 1.1 O novo desafio para a competitividade: recursos humanos
Reading: EGERH 1.2 1º desafio: Globalização
Reading: EGERH 1.3 2º desafio: Cadeia de valor para a competitividade empresarial e os serviços de RH
Reading: EGERH 1.4 3º desafio: Lucratividade entre custo e crescimento
Reading: EGERH 1.5 4º desafio: O foco na capacidade
Reading: EGERH 1.6 5º desafio: Mudança de parâmetros
Reading: EGERH 1.7 6º desafio: Tecnologia
Reading: EGERH 1.8 7º desafio: Atração, retenção e mensuração da competência e do capital intelectual
Reading: EGERH 1.9 Implicações para a natureza da competição
Reading: EGERH 1.10 Implicações para os líderes do futuro
Reading: EGERH 1.11 Implicações para RH como profissão

Módulo 2

Da Gestão de Pessoal para a Gestão Estratégica de RH

5 Conteúdos Abordados
Reading: EGERH 2.1 O alinhamento entre a estratégia de negócio e o sistema de GRH da empresa:
Reading: EGERH 2.1.1 Da estratégia para as práticas de GRH;
Reading: EGERH 2.1.2 Das práticas de GRH para os comportamentos e as atitudes dos colaboradores.
Reading: EGERH 2.2 Contingências atuais na vida das organizações e suas implicações para a Gestão de Recursos Humanos.
Reading: EGERH 2.3 o estratégico para o operacional

Módulo 3

As Funções da Gestão de Recursos Humanos

23 Conteúdos Abordados
Reading: EGERH 3.1 Função: Recrutamento
Reading: EGERH 3.1.1 O recrutamento baseado em competências
Reading: EGERH 3.1.2 A avaliação pelas necessidades de desenvolvimento no processo de seleção: identificação dos métodos mais válidos e o consequente processo de tomada de decisão.
Reading: EGERH 3.1.3 Estratégias de acolhimento e integração como processo de aculturação
Reading: EGERH 3.2 Função: Seleção
Reading: EGERH 3.3 Função: Cargos e Salários
Reading: EGERH 3.4 Função: Formação e Desenvolvimento
Reading: EGERH 3.4.1 Definição de programas baseados em perfis ocupacionais
Reading: EGERH 3.4.2 A Avaliação da Formação:
Reading: EGERH 3.4.2.1 A importância da avaliação da eficácia da formação profissional no quadro das políticas e práticas da gestão de recursos humanos
Reading: EGERH 3.4.2.2 A transferência da formação para o local de trabalho
Reading: EGERH 3.4.2.3 Os fatores relacionados com a conceção da formação
Reading: EGERH 3.4.2.4 Os fatores individuais e organizacionais que facilitam e/ou inibem o processo de aplicação da formação no local de trabalho: alguns casos práticos
Reading: EGERH 3.4.3 Identificação, qualificação e quantificação de resultados da formação
Reading: EGERH 3.5 Função: Avaliação
Reading: EGERH 3.5.1 Desempenho e Potencial
Reading: EGERH 3.6 Função: Controle
Reading: EGERH 3.6.1 A gestão do desempenho enquanto processo de implementação de uma gestão estratégica: alinhar e gerir os recursos humanos de acordo com a estratégia da organização;
Reading: EGERH 3.6.2 A avaliação de desempenho enquanto instrumento motivador das práticas organizacionais.
Reading: EGERH 3.6.3 A definição e implementação de um instrumento de avaliação de desempenho por objectivos e competências.
Reading: EGERH 3.7 A atribuição de Recompensas
Reading: EGERH 3.7.1 As Recompensas no quadro de um Modelo Integrado de Gestão de Recursos Humanos e as opções de arquitetura de um sistema de recompensas.
Reading: EGERH 3.7.2 Itinerário para construir ou reajustar o sistema de recompensas da empresa

Módulo 4

Teoria e prática das organizações de aprendizagem

5 Conteúdos Abordados
Reading: EGERH 4.1 Trabalho em equipe
Reading: EGERH 4.2 Qualidade Total
Reading: EGERH 4.3 Benchmarking
Reading: EGERH 4.4 Estruturas Organizacionais
Reading: EGERH 4.5 Aprendizagem organizacional

Módulo 5

Empowerment

3 Conteúdos Abordados
Reading: EGERH 5.1 O que é empowerment?
Reading: EGERH 5.2 Por que usar empowerment?
Reading: ALHOL 10.3 Adaptação a Mudanças no Mercado

Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

€510

About this course

6 prestações de 85 € + 70€ de taxa de inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)

Tudo incluído | Oferta da Taxa de inscrição

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD

150 horas

Horário Pós-Laboral

Num contexto em que a Gestão Estratégica de Recursos Humanos é cada vez mais perspetivada como uma área central na dinâmica e funcionamento de qualquer organização, revela-se necessário que as organizações adotem uma política de gestão de pessoas alinhada com os objetivos estratégicos das mesmas. A forma como as organizações se posicionam no mercado, o entendimento que possuem das pressões ambientais, a compreensão com o que os concorrentes estão a fazer, as decisões  ao nível da afetação de recursos humanos a uma ou outra atividade são dimensões que estão fortemente ligadas a uma gestão Estratégica de Recursos Humanos.

Destinatários

Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos destina-se a:

  1. Licenciados em Psicologia, Sociologia, Recursos Humanos, Gestão e outras áreas científicas que pretendam desenvolver competências na área da Gestão de Pessoas;
  2. Profissionais da área dos recursos humanos (diretores, assessores, técnicos), ou outras, que desejem melhorar os seus conhecimentos nas áreas da Gestão de Pessoas;
  3. Consultores de RH.
  4. Outros Profissionais que pretendam encetar por um processo de requalificação profissional.
Forma de Organização

Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

Os formandos deverão ser capazes de:

  • Adquirir conhecimentos teóricos e práticos, ao nível da Gestão estratégica de Recursos Humanos, que respondam aos desafios que se colocam às organizações.

Objetivo Específicos

  • Conhecer e compreender o enquadramento teórico subjacente ao processo de recrutamento e seleção de pessoas;
  • Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de Recrutamento e Seleção;
  • Identificar, construir e aplicar os instrumentos destinados ao processo de recrutamento e seleção, atendendo às necessidades de planeamento da organização;
  • Conhecer e aplicar os diferentes métodos e técnicas utilizados no processo de Recrutamento e Seleção, avaliando a sua eficácia nas organizações;
  • Operacionalizar os processos de recrutamento e seleção de pessoal, de forma a atrair o maior número de candidatos potencialmente capazes de exercer as funções para as quais concorrem;
  • Conhecer e aplicar as questões legais e éticas envolvidas no processo de recrutamento e seleção;
  • Identificar os pressupostos da gestão de recursos humanos do ponto de vista estratégico;
  • Adquirir competências associadas a um modelo de gestão estratégica contribuindo assim para o desenvolvimento das pessoas e consequentemente das organizações;
  • Valorizar o papel do fator humano e de sua gestão na obtenção de vantagens competitivas sustentáveis pelas empresas;
  • Percecionar a gestão estratégica de recursos humanos como promotora de mudanças organizacionais e como instrumento adequado para dar respostas aos desafios do ambiente empresarial.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Próxima Edição

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

Modalidades de Inscrição

  • Pague em 6 x 85€ + 70€ de Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)
  • Pague 510€ (já com desconto) + Oferta da Taxa de Inscrição no valor de 70€ + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

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“O dinheiro não é o mais importante. O importante são as pessoas que tem e como as lidera.”

Steve Jobs | Inventor, empresário e magnata americano

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Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

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Syllabus

A Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1 0/11

Recursos Humanos: Desafios, Resultados e Competências - Introdução

11 Conteúdos Abordados
Reading: EGERH 1.1 O novo desafio para a competitividade: recursos humanos
minutes
Reading: EGERH 1.2 1º desafio: Globalização
minutes
Reading: EGERH 1.3 2º desafio: Cadeia de valor para a competitividade empresarial e os serviços de RH
minutes
Reading: EGERH 1.4 3º desafio: Lucratividade entre custo e crescimento
minutes
Reading: EGERH 1.5 4º desafio: O foco na capacidade
minutes
Reading: EGERH 1.6 5º desafio: Mudança de parâmetros
minutes
Reading: EGERH 1.7 6º desafio: Tecnologia
minutes
Reading: EGERH 1.8 7º desafio: Atração, retenção e mensuração da competência e do capital intelectual
minutes
Reading: EGERH 1.9 Implicações para a natureza da competição
minutes
Reading: EGERH 1.10 Implicações para os líderes do futuro
minutes
Reading: EGERH 1.11 Implicações para RH como profissão
minutes

Módulo 2 0/5

Da Gestão de Pessoal para a Gestão Estratégica de RH

5 Conteúdos Abordados
Reading: EGERH 2.1 O alinhamento entre a estratégia de negócio e o sistema de GRH da empresa:
minutes
Reading: EGERH 2.1.1 Da estratégia para as práticas de GRH;
minutes
Reading: EGERH 2.1.2 Das práticas de GRH para os comportamentos e as atitudes dos colaboradores.
minutes
Reading: EGERH 2.2 Contingências atuais na vida das organizações e suas implicações para a Gestão de Recursos Humanos.
minutes
Reading: EGERH 2.3 o estratégico para o operacional
minutes

Módulo 3 0/23

As Funções da Gestão de Recursos Humanos

23 Conteúdos Abordados
Reading: EGERH 3.1 Função: Recrutamento
minutes
Reading: EGERH 3.1.1 O recrutamento baseado em competências
minutes
Reading: EGERH 3.1.2 A avaliação pelas necessidades de desenvolvimento no processo de seleção: identificação dos métodos mais válidos e o consequente processo de tomada de decisão.
minutes
Reading: EGERH 3.1.3 Estratégias de acolhimento e integração como processo de aculturação
minutes
Reading: EGERH 3.2 Função: Seleção
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Reading: EGERH 3.3 Função: Cargos e Salários
minutes
Reading: EGERH 3.4 Função: Formação e Desenvolvimento
minutes
Reading: EGERH 3.4.1 Definição de programas baseados em perfis ocupacionais
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Reading: EGERH 3.4.2 A Avaliação da Formação:
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Reading: EGERH 3.4.2.1 A importância da avaliação da eficácia da formação profissional no quadro das políticas e práticas da gestão de recursos humanos
minutes
Reading: EGERH 3.4.2.2 A transferência da formação para o local de trabalho
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Reading: EGERH 3.4.2.3 Os fatores relacionados com a conceção da formação
minutes
Reading: EGERH 3.4.2.4 Os fatores individuais e organizacionais que facilitam e/ou inibem o processo de aplicação da formação no local de trabalho: alguns casos práticos
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Reading: EGERH 3.4.3 Identificação, qualificação e quantificação de resultados da formação
minutes
Reading: EGERH 3.5 Função: Avaliação
minutes
Reading: EGERH 3.5.1 Desempenho e Potencial
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Reading: EGERH 3.6 Função: Controle
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Reading: EGERH 3.6.1 A gestão do desempenho enquanto processo de implementação de uma gestão estratégica: alinhar e gerir os recursos humanos de acordo com a estratégia da organização;
minutes
Reading: EGERH 3.6.2 A avaliação de desempenho enquanto instrumento motivador das práticas organizacionais.
minutes
Reading: EGERH 3.6.3 A definição e implementação de um instrumento de avaliação de desempenho por objectivos e competências.
minutes
Reading: EGERH 3.7 A atribuição de Recompensas
minutes
Reading: EGERH 3.7.1 As Recompensas no quadro de um Modelo Integrado de Gestão de Recursos Humanos e as opções de arquitetura de um sistema de recompensas.
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Reading: EGERH 3.7.2 Itinerário para construir ou reajustar o sistema de recompensas da empresa
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Módulo 4 0/5

Teoria e prática das organizações de aprendizagem

5 Conteúdos Abordados
Reading: EGERH 4.1 Trabalho em equipe
minutes
Reading: EGERH 4.2 Qualidade Total
minutes
Reading: EGERH 4.3 Benchmarking
minutes
Reading: EGERH 4.4 Estruturas Organizacionais
minutes
Reading: EGERH 4.5 Aprendizagem organizacional
minutes

Módulo 5 0/3

Empowerment

3 Conteúdos Abordados
Reading: EGERH 5.1 O que é empowerment?
minutes
Reading: EGERH 5.2 Por que usar empowerment?
minutes
Reading: ALHOL 10.3 Adaptação a Mudanças no Mercado
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