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Responsabilidade Social

01.

Enquadramento da Responsabilidade Social

3 tópicos
Tópico: FCRS 1.1 Conceitos essenciais à compreensão da responsabilidade social;
Tópico: FCRS 1.2. Normas internacionais de responsabilidade social;
Tópico: FCRS 1.3. Norma portuguesa de responsabilidade social – NP 4469-1:2008 – Sistema de Gestão da Responsabilidade Social.

02.

Interpretar os requisitos da norma SA 8000:2008

12 tópicos
Tópico: FCRS 2.1 A origem da norma;
Tópico: FCRS 2.2 Os requisitos da responsabilidade social;
Tópico: FCRS 2.3. Os requisitos da SA 8000:
Tópico: FCRS 2.3.1. Trabalho infantil;
Tópico: FCRS 2.3.2. Trabalho forçado e compulsório;
Tópico: FCRS 2.3.3. Saúde e Segurança;
Tópico: FCRS 2.3.4. Liberdade de associação e direito à negociação coletiva;
Tópico: FCRS 2.3.5. Discriminação;
Tópico: FCRS 2.3.6. Práticas disciplinares;
Tópico: FCRS 2.3.7. Horário de trabalho;
Tópico: FCRS 2.3.8. Remuneração;
Tópico: FCRS 2.3.9. Sistemas de Gestão.

03.

Conhecer outras normas associadas: ISO 26000:2010

14 tópicos
Tópico: FCRS 3.1. Origem da ISO 26000 (NWIP);
Tópico: FCRS 3.2. Processo de desenvolvimento da ISO 26000;
Tópico: FCRS 3.3. Âmbito;
Tópico: FCRS 3.4. Princípios da responsabilidade social;
Tópico: FCRS 3.5. Reconhecer a responsabilidade social e envolver as partes interessadas;
Tópico: FCRS 3.6. Identificação e envolvimento das partes interessadas;
Tópico: FCRS 3.7. Temas fundamentais da responsabilidade social e respetivas questões:
Tópico: FCRS 3.7.1. Governação organizacional;
Tópico: FCRS 3.7.2. Direitos humanos;
Tópico: FCRS 3.7.3. Práticas laborais;
Tópico: FCRS 3.7.4. Ambiente;
Tópico: FCRS 3.7.5. Práticas operacionais justas;
Tópico: FCRS 3.7.6. Consumo;
Tópico: FCRS 3.7.7. Envolvimento e desenvolvimento da comunidade.

04.

Implementar a responsabilidade social na organização

5 tópicos
Tópico: FCRS 4.1. Compreender a responsabilidade social no contexto da organização;
Tópico: FCRS 4.2. Trabalhar com as partes interessadas;
Tópico: FCRS 4.3. Integrar a responsabilidade social nos objetivos e metas da organização;
Tópico: FCRS 4.4. Implementar a responsabilidade social nas práticas do dia-a-dia;
Tópico: FCRS 4.5. Comunicar a responsabilidade social.

Responsabilidade Social

€150

Oferta da Taxa de inscrição

50 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

Sessões Síncronas em direto

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.

Os meios de comunicação social e as modernas tecnologias da informação e da comunicação têm sujeitado a atividade empresarial e econômica a uma maior transparência. Daqui tem resultado um conhecimento mais rápido e mais profundo das ações empresariais – tanto as socialmente irresponsáveis (nefastas) como as que representam bons exemplos (e que, por isso, são passíveis de imitação) – com consequências notáveis na reputação e na imagem das empresas.

Destinatários

Gestores empresariais, de Recursos Humanos, da Qualidade, da Segurança e Saúde no Trabalho ou de Ambiente.

Todos os interessados em adquirirem conhecimentos nesta área e que pretendam desenvolver atividade profissional na mesma.

Forma de Organização

O curso de Responsabilidade Social é ministrado 100%, em regime EaD (E-Learning) na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.

Corpo Docente

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime online (e-learning), com recurso a uma plataforma de e-learning (moodle).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

Este curso obedcece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (recursos e atividades de aprendizagem) disponibilizados em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
  • Privilegia-se ao longo dos diferentes módulos momentos de comunicação síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estão em contacto com o formador e os restantes formandos e de momentos de comunicação assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processam à medida  das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão entre os formandos ou nas sessões síncronas;
  • É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-professor, quer entre formando-formando quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Nesta formação privilegiar-se-ão na dinamização das sessões síncronas e assíncronas o método expositivo intercalado com o método ativo.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

Integrar a responsabilidade social nas práticas da organização.

Objetivos Específicos

  • Compreender os requisitos da responsabilidade social, nomeadamente os da norma SA 8000:2008, e a sua aplicação para implementar de forma eficaz um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação das aprendizagens dos formandos assentará nos seguintes momentos e critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação Diagnóstica : teste inicial disponibilizado na plataforma;
  2. Avaliação Formativa: trabalhos práticos (60%)
  3. Avaliação Sumativa: teste final (40%)

Em todas as tarefas realizados os formandos têm de ter uma classificação final igual ou superior a 50%.

Certificação

Certificado SIGO emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

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“Acredito que cada direito implica uma responsabilidade; cada oportunidade uma obrigação; cada posse, um dever.”

 

John Davison Rockefeller | Filantropista e magnata americano

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... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

Temáticas a abordar

01. 0/3

Enquadramento da Responsabilidade Social

3 tópicos
Tópico: FCRS 1.1 Conceitos essenciais à compreensão da responsabilidade social;
minutes
Tópico: FCRS 1.2. Normas internacionais de responsabilidade social;
minutes
Tópico: FCRS 1.3. Norma portuguesa de responsabilidade social – NP 4469-1:2008 – Sistema de Gestão da Responsabilidade Social.
minutes

02. 0/12

Interpretar os requisitos da norma SA 8000:2008

12 tópicos
Tópico: FCRS 2.1 A origem da norma;
minutes
Tópico: FCRS 2.2 Os requisitos da responsabilidade social;
minutes
Tópico: FCRS 2.3. Os requisitos da SA 8000:
minutes
Tópico: FCRS 2.3.1. Trabalho infantil;
minutes
Tópico: FCRS 2.3.2. Trabalho forçado e compulsório;
minutes
Tópico: FCRS 2.3.3. Saúde e Segurança;
minutes
Tópico: FCRS 2.3.4. Liberdade de associação e direito à negociação coletiva;
minutes
Tópico: FCRS 2.3.5. Discriminação;
minutes
Tópico: FCRS 2.3.6. Práticas disciplinares;
minutes
Tópico: FCRS 2.3.7. Horário de trabalho;
minutes
Tópico: FCRS 2.3.8. Remuneração;
minutes
Tópico: FCRS 2.3.9. Sistemas de Gestão.
minutes

03. 0/14

Conhecer outras normas associadas: ISO 26000:2010

14 tópicos
Tópico: FCRS 3.1. Origem da ISO 26000 (NWIP);
minutes
Tópico: FCRS 3.2. Processo de desenvolvimento da ISO 26000;
minutes
Tópico: FCRS 3.3. Âmbito;
minutes
Tópico: FCRS 3.4. Princípios da responsabilidade social;
minutes
Tópico: FCRS 3.5. Reconhecer a responsabilidade social e envolver as partes interessadas;
minutes
Tópico: FCRS 3.6. Identificação e envolvimento das partes interessadas;
minutes
Tópico: FCRS 3.7. Temas fundamentais da responsabilidade social e respetivas questões:
minutes
Tópico: FCRS 3.7.1. Governação organizacional;
minutes
Tópico: FCRS 3.7.2. Direitos humanos;
minutes
Tópico: FCRS 3.7.3. Práticas laborais;
minutes
Tópico: FCRS 3.7.4. Ambiente;
minutes
Tópico: FCRS 3.7.5. Práticas operacionais justas;
minutes
Tópico: FCRS 3.7.6. Consumo;
minutes
Tópico: FCRS 3.7.7. Envolvimento e desenvolvimento da comunidade.
minutes

04. 0/5

Implementar a responsabilidade social na organização

5 tópicos
Tópico: FCRS 4.1. Compreender a responsabilidade social no contexto da organização;
minutes
Tópico: FCRS 4.2. Trabalhar com as partes interessadas;
minutes
Tópico: FCRS 4.3. Integrar a responsabilidade social nos objetivos e metas da organização;
minutes
Tópico: FCRS 4.4. Implementar a responsabilidade social nas práticas do dia-a-dia;
minutes
Tópico: FCRS 4.5. Comunicar a responsabilidade social.
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