Curso Sucesso nos negócios: o mindset judaico adaptado a estratégias de negócio modernas
€850About this course
Curso Sucesso nos negócios: o mindset judaico adaptado a estratégias de negócio modernas
A cultura judaica tem influenciado profundamente o mundo dos negócios, destacando-se pela sua gestão financeira ética e responsável. Muitos judeus, ao longo da história, têm demonstrado uma capacidade notável para reconstruir fortunas e envolver-se em empreendimentos de sucesso. Os seus filhos, muitas vezes, tornam-se professores em prestigiadas universidades, contribuindo para a educação e o progresso. A comunidade judaica é marcada pelos seus muitos prémios Nobel e iniciativas de excelência de renome internacional.
O segredo desta prosperidade? Uma combinação de educação financeira sólida e disciplina pessoal. Esta filosofia vai além da criação de riqueza; promove o alinhamento dos negócios com propósitos e impactos sociais positivos. A sabedoria milenar judaica pode ser aplicada aos nossos negócios, incentivando-nos a gerir recursos de forma responsável e a procurar um impacto positivo na sociedade.
Está disposto a aprender esta mentalidade de sucesso?
Modalidades de Inscrição
A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.
*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.
Destinatários
O Curso destina-se a:
– Lideranças intermédias.
– Lideranças de topo.
– Empreendedores.
– Outros profissionais que procurem competências específicas nesta área.
Forma de Organização
O Curso é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.
Formador
Marcos Bazmandegan
PhD pela Universidade Católica Portuguesa, onde leciona diferentes disciplinas. É investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa.
Metodologias de Formação
As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).
O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.
Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:
- Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
- Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;
É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.
Objetivos da Aprendizagem
Objetivo Geral
No final desta formação é de esperar que o/a formado/a seja capaz:
- Proporcionar aos formandos uma compreensão aprofundada e prática dos princípios judaicos sobre o uso do dinheiro, incentivando uma gestão financeira ética e responsável que alinhe a criação de riqueza com um propósito e impacto social positivo.
No final desta formação é de esperar que o/a formado/a seja capaz:
- Aplicar os fundamentos e a visão judaica sobre o dinheiro e a sua importância ética, de uma forma eficiente;
- Aplicar o conceito de justiça social nas práticas financeiras pessoais e empresariais, com rigor;
- Planear hipoteticamente investimentos alinhados com critérios éticos, de forma adequada;
- Incentivar a criação de programas corporativos que beneficiem a sociedade, de acordo com os ensinamentos assimilados na formação;
- Promover práticas que expressem um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, de forma adequada;
- Desenvolver a consciência da importância de deixar um legado financeiro e ético, integrando propósito na acumulação da riqueza.
Avaliação das Aprendizagens
A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:
- Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
- Avaliação formativa ou contínua:
- Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
- Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
- Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
- Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
- Avaliação Sumativa ou final:
- Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.
A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.
No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:
0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente
Certificação
Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).
Creditação ECTs
Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:
As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:
1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.
2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.
3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.
4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.
5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.
8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.
Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).
(informação atualizada a 03/01/2024)
Modalidades de Inscrição
A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.
*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.
“Sucesso não está ligado à posição onde você se encontra, mas a direção em que você olha.”
Outros Cursos do seu interesse…
O que Precisa?
Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...
... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...
... e um E-mail para receber as suas credenciais de acesso à plataforma.
Pedido de Inscrição
Clique em Inscreva-se...
Opte por pagamento a pronto ou pagamento faseado clicando no butão correspondente
... Preencha os seus dados correctamente...
Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos
... irá receber um E-mail com dados de pagamento...
Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.
... e um E-mail de Confirmação...
Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.
Dados de Acesso
Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.
... Aceda à Twofold E-Academy...
Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.
... Receba o seu Certificado.
Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.
Syllabus
Módulo 1
Fundamentos da cultura judaica sobre a Riqueza
1. Visão Judaica sobre o Dinheiro e a Riqueza: - Definição de riqueza na tradição judaica. - Origem e propósito do dinheiro segundo a cultura judaica. - Ética e moralidade na acumulação de riqueza. 2. Princípios de Tzedakah (justiça social): - Conceito de Tzedakah e a sua importância. - Diferentes níveis de Tzedakah. - Implementação prática da justiça social na vida quotidiana. 3. Justiça Social e Redistribuição da Riqueza: - Papel da justiça social na cultura judaica. - Mitzvot (mandamentos) relacionados à justiça económica. - Exemplos históricos e contemporâneos de redistribuição de riqueza.
Módulo 2
Aplicação Prática dos Princípios Judaicos na Gestão da Riqueza
1. Investimentos Éticos: - Critérios judaicos para investimentos éticos. - Impacto social e ambiental dos investimentos. - Estudos de caso de investimentos responsáveis. 2. Responsabilidade Social Corporativa: - Princípios judaicos de responsabilidade social. - Desenvolvimento de programas corporativos de Tzedakah. - Benefícios e desafios da responsabilidade social corporativa. 3. Gestão Financeira Pessoal e Comunitária - Práticas financeiras responsáveis segundo a cultura judaica. - Planeamento financeiro pessoal baseado em princípios judaicos. - Apoio financeiro e desenvolvimento comunitário.
Módulo 3
Riqueza, Trabalho e Propósito de Vida
1. Trabalho e Criação de Valor: - Significado do trabalho na cultura judaica. - Criação de valor através do trabalho ético. - Relação entre trabalho, riqueza e propósito. 2. Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional: - Princípios judaicos para um equilíbrio saudável. - Importância do descanso e do Shabbat. - Gestão do tempo e prioridades segundo a cultura judaica. 3. Riqueza com Propósito e Legado: - Definição de propósito na acumulação de riqueza. - Planeamento de legados financeiros e éticos. - Exemplos de figuras judaicas que integraram propósito e riqueza.
Módulo 4
Estudos de Caso e Aplicação Prática
1. Análise de Casos Históricos: - Estudo de figuras históricas judaicas e o seu uso da riqueza. - Lições aprendidas e aplicação contemporânea. - Impacto dessas figuras na sociedade. 2. Projetos Contemporâneos de Impacto: - Exemplos de projetos modernos que seguem princípios judaicos. - Análise de impacto social e económico. - Discussão sobre a implementação desses projetos. 3. Desenvolvimento de Projetos Pessoais e Corporativos - Planeamento de iniciativas pessoais e empresariais baseadas em princípios judaicos. - Apresentação e discussão de projetos. - Compromisso com a implementação e monitorização dos projetos.