Lisboa – Formação Pedagógica Inicial de Formadores

9 readings
Reading: FPIF 01 Formador: Sistema, Contextos e Perfil
Reading: FPIF 02 Simulação Pedagógica Inicial
Reading: FPIF 03 Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
Reading: FPIF 04 Metodologias e Estratégias Pedagógicas
Reading: FPIF 05 Operacionalização da Formação: Do Plano à Ação
Reading: FPIF 06 Recursos Didácticos e Multimédia
Reading: FPIF 07 Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
Reading: FPIF 08 Avaliação da Formação e das Aprendizagens
Reading: FPIF 09 Simulação Pedagógica Final

Lisboa – Formação Pedagógica Inicial de Formadores

€185
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About this course

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Oferta da Taxa de inscrição

Pagamento faseado em 3 prestações de 65€ + 70€ de Taxa de inscrição (primeira prestação de 135€)

90 horas | Regime B-Learning

Comodamente em Regime B-Learning e horário pós-laboral

Lisboa

CERTIFICA DGERT AV
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O Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores vem dar resposta ao definido na Portaria nº 214/2011, de 30 de maio que estabelece o regime da formação e certificação de competências pedagógicas dos formadores que desenvolvem a sua atividade no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações. Desta forma, para o exercício da função de formador é exigida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional a frequência do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores. A Twofold é uma entidade formadora com a autorização de funcionamento n.º C3437001

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Disponibilizamos este curso em outras cidades Portuguesas. Clique aqui para selecionar a tua cidade.

* Início previsto. Sujeito ao cumprimento do requisito imposto pelo IEFP que obriga à existência de um mínimo de 12 formandos inscritos para o registo da ação. Para mais informações entre em contato com o nosso departamento de formação ou com o IEFP.

Destinatários

O Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores é especialmente desenhado para quem pretenda adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. Preferencialmente, devem aceder à formação pedagógica inicial de formadores os candidatos com qualificação de nível superior. Não obstante, a habilitação mínima de acesso corresponde ao 9º ano de escolaridade. De acordo com Portaria n.º 213/2011 de 30 de maio, formandos com escolaridade igual ou inferior ao 12º ano devem possuir cinco anos de experiência profissional comprovada.

Forma de Organização

O Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores é ministrado em B-Learning, na plataforma de Ensino a Distância Twofold, com sessões à distância em tempo real e sessões presenciais na sua cidade.

Local de realização

A definir

Metodologias de Formação

Esta formação encontra-se organizada em 9 Módulos, que decorrerão em regime b-learning (com sessões presencias e sessões à distância).
As sessões presencias terão lugar nas instalações da Twofold ou de um parceiro a definir e acontecem nos módulos 2 e 9, 10h repartidos por 1 sexta feira e 1 sábado, em cada um destes módulos e ainda 2h por cada um dos restantes módulos.
As sessões a distância decorrem na Plataforma da Twofold E-Academy. Em relação a estas últimas, estão previstas a realização de 8 sessões síncronas (em tempo real), com a duração de 1 hora, das quais a primeira sessão decorrerá antes do início da formação, tendo como objetivo apresentar o curso e a plataforma de aprendizagem colaborativa. As restantes 7 sessões decorrerão nos módulos 1, 3, 4, 5, 6, 7 e 8. Estas sessões terão como suporte a plataforma de formação a distância da Twofold, onde os formandos estarão em contacto em tempo real com o formador e os restantes formandos do grupo de formação. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (fórum noticias/dúvidas) permitindo assim que os mesmos possam esclarecer dúvidas ao longo do percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como na realização com sucesso dos E-trabalhos programados.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivos Gerais

Promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:

    1. Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
    2. Na gestão e coordenação de formação;
    3. No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Objetivos Específicos

1. Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

– Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;

– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;

– Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.

2. Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;

– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;

– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;

– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

3. Refletir sobre os sistemas de formação:

– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assentará nos seguintes tipos de avaliação, os quais se desdobram em parâmetros específicos:

1. Avaliação Diagnóstica (AD):

– Simulação Pedagógica Inicial – 10%

2. Avaliação Sumativa (AS):

– Objetivos Pedagógicos (OP) – 30%

– Competências Pedagógicas (CP) – 30%

– Projeto de Intervenção (PI) – 30%

AVALIAÇÃO FINAL = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS/OP)+ (0,30 X AS/CP) + (0,3 X AS/PI)]

1 – Aproveitamento Insuficiente; 2- Aproveitamento Satisfatório; 3- Aproveitamento Bom; 4- Aproveitamento Relevante; 5- Aproveitamento Excelente

Certificação

Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) emitido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. O IEFP cobrará diretamente aos formandos o valor adicional de 50€ relativos a custos administrativos de emissão do CCP. Este que é um processo é externo à Twofold, sendo o contato do IEFP estabelecido diretamente com os formandos.

“São bem verdade as palavras do meu pai quando ele disse: todas as crianças têm que olhar pelo seu próprio crescimento. Os pais só podem dar bons conselhos ou colocar-nos nos caminhos correctos, mas a formação final da personalidade de uma pessoa reside nas suas próprias mãos.”

 

Anne Frank  | Escritora 

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Syllabus

O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da Twofold está desenhado para que consiga conciliar a sua vida profissional e pessoal. Possui uma duração de 90 horas distribuídas por 2 meses (tempo que consideramos necessário para que consiga com sucesso se apropriar dos conteúdos). Integra dois momentos: Formação presencial nos módulos 2 e 9 (geralmente à sexta-feira das 19h às 23h e ao sábado das 10h às 17h) e 2 horas por cada um dos restantes módulos (geralmente das 19h30 às 21h 30). Formação à distância nos módulos 1, 3, 4, 5, 6, 7 e 8. As sessões à distância (sessões síncronas - em tempo real), mediadas pela nossa plataforma de formação à distância, com a periodicidade semanal, e decorrem apenas no horário pós-laboral, das 21h às 22h, e são dinamizadas pelo e-formador, contando com a presença de todos os formandos inscritos no curso.

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