Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica da Inovação

Módulo 1

Fundamentos da Inovação e Criação de Valor

3 readings
Reading: INOV 1.1. Conceitos e frameworks de inovação fundamentais de inovação e sua importância para as organizações
Reading: INOV 1.2. Inovação: exemplos e casos históricos de inovação
Reading: INOV 1.3. Resultados, métricas e o impacto da inovação.

Módulo 2

Potenciadores da Inovação

2 readings
Reading: INOV 2.1. Métodos para identificar oportunidades de negócio
Reading: INOV 2.2. Inovação potenciada pela tecnologia e transformação digital

Módulo 3

O Inovador: Intra e Empreendedor

3 readings
Reading: INOV 3.1. Perfis de empreendedorismo
Reading: INOV 3.2. Perfil, Mindset e características de quem faz inovação
Reading: INOV 3.3. Inovação potenciada pela tecnologia e transformação digital

Módulo 4

Ecossistema de Inovação e processos criativos

7 readings
Reading: INOV 4.1. A pessoa e o seu ambiente criativo: como criar um clima de Criatividade? Open innovation
Reading: INOV 4.2. Geração de ideias: técnicas de criatividade individuais e em grupo
Reading: INOV 4.3. Técnicas para avaliar e selecionar as ideias mais criativas
Reading: INOV 4.4. Ferramentas de sistemas de informação e design thinking para apoio à inovação
Reading: INOV 4.5 Cultura organizacional e capacidade de inovação, incluindo liderança, criatividade, colaboração e aprendizagem contínua.
Reading: INOV 4.6. Startup ecosystem e hubs de inovação
Reading: INOV 4.7. Entrepreneurial lifecycle

Módulo 5

Modelos e estratégia de inovação

5 readings
Reading: INOV 5.1. Fundamentos e conceitos de inovação
Reading: INOV 5.2. Modelo de interação em cadeia
Reading: INOV 5.3. Instrumentos de autodiagnóstico e diagnóstico de inovação
Reading: INOV 5.4. Formular estratégias de inovação
Reading: INOV 5.5. Roteiros de Inovação

Módulo 6

Metodologias de Desenvolvimento da Inovação

7 readings
Reading: INOV 6.1. Ferramentas e técnicas de gestão da inovação, como design thinking, co-criação, prototipação- soluções centradas no utilizador
Reading: INOV 6.2. Desenvolvimento de novos produtos e inovação de modelos de negócio
Reading: INOV 6.3. Desenvolvimento de clientes e Lean Startup
Reading: INOV 6.4. Financiamento de inovação:
Reading: INOV 6.4.1. A visão dos empreendedores e a visão dos financiadores
Reading: INOV 6.4.2. Instrumentos de financiamento ao longo do ciclo de vida do negócio
Reading: INOV 6.4.3. Sistemas de incentivos nacionais e internacionais

Módulo 7

Gestão de projetos de inovação

7 readings
Reading: INOV 7.1. A operacionalização da estratégia de inovação através da Gestão de Projetos (GP)
Reading: INOV 7.2. Estruturação de ideias como projeto: definição de objetivos, recursos, prazos, métricas de sucesso e gestão de riscos.
Reading: INOV 7.3. Análise de tendências e cenários futuros para identificar oportunidades de inovação e antecipar mudanças no mercado.
Reading: INOV 7.4. Mudança, Gestão de Projetos e portefólios e sua monitorização para o sucesso
Reading: INOV 7.5. Parcerias e colaborações estratégicas para promover a inovação, incluindo alianças com startups, universidades e outras organizações.
Reading: INOV 7.6. Ferramentas informáticas e colaborativas de suporte à GP
Reading: INOV 7.7. Desafios de gestão do conhecimento e inovação nos projetos

Módulo 8

Propriedade intelectual

4 readings
Reading: INOV 8.1. Modalidades da propriedade industrial
Reading: INOV 8.2. As diferentes vias de proteção: âmbito e pertinência de utilização
Reading: INOV 8.3. Legislação e proteção da propriedade intelectual relacionada à inovação.
Reading: INOV 8.4. Pedidos de registo de propriedade intelectual, sua defesa e exploração

Módulo 9

Marketing e vendas de Inovação

4 readings
Reading: INOV 9.1. Pesquisa de mercados para inovação
Reading: INOV 9.2. A venda de inovação: como vender inovação e explorar nichos de mercado
Reading: INOV 9.3. Venda de produtos vs venda de serviços inovadores
Reading: INOV 9.4. Etapas de construção de um plano de marketing

Módulo 10

Projeto Final

Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica da Inovação

€950

About this course

12 prestações de 85 € + 70€ de taxa de inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)

Tudo incluído

154 horas

Duração do Curso

A inovação é um processo dinâmico e de grande responsabilidade numa empresa, visando identificar novas oportunidades, gerar novas ideias e definir novas estratégias de desenvolvimento tecnológico e de produto.

O que distingue as empresas mais inovadoras do mundo? Como se cria uma estratégia de inovação e como se executa uma iniciativa de inovação? Esta formação centra-se nas mais recentes ferramentas de inovação, modelos operacionais e estratégias empresariais utilizadas por empresas líderes, proporcionando aos formandos uma nova visão sobre os processos de inovação. Com uma base metodológica sólida e orientada para a ação, os formandos estarão prontos para liderar uma cultura criativa e centrada na inovação, que produza resultados de forma consistente, nas empresas.

Destinatários

Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica da Inovação destina-se a:

-Profissionais que atuam nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento, tecnologia e empreendedorismo, como gestores, supervisores, analistas e líderes de projetos de inovação. -Empreendedores e profissionais que desejam aprimorar conhecimentos e habilidades em estratégias de inovação para se destacarem no mercado e impulsionarem o crescimento de suas organizações.

-Todos aqueles que queiram aprofundar ou aperfeiçoar os temas no campo da Inovação Estratégica

Forma de Organização

Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica da Inovação é ministrada 100%, em regime E-Learning, na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.

Opções de Inscrição

Pague em 12 x 85 € Prestações + Taxa de inscrição

Pague » 950€ + Oferta da Taxa

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Aplicar as principais metodologias e ferramentas de gestão da inovação na sua empresa, alavancando o crescimento e a sustentabilidade dos negócios, num mundo cada vez mais dinâmico e desafiador.

Objetivos Específicos

  1. Aplicar estruturas e modelos operacionais para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, contribuindo para estimular o desenvolvimento da empresa;
  2. Propor um sistema de inovação para a empresa e desenvolvimento de uma estratégia de inovação mais personalizada e direcionada, com eficiência;
  3. Analisar, definir prioridades, e determinar a viabilidade de novas ideias de produtos e negócio inovadores, com potencial de aumentar os lucros da empresa;
  4. Potenciar uma cultura organizacional criativa e centrada na inovação, capaz de favorecer o aparecimento de estratégias inovadoras;
  5. Liderar equipas e pessoas para a inovação de forma mais consciente e eficaz;
  6. Estruturar modelos e planos estratégicos de gestão da inovação, de acordo com as recomendações metodológicas sugeridas;
  7. Encontrar recursos e financiamento para a inovação, facilitando, de forma eficiente, os processos de inovação;
  8. Aplicar as vias de proteção da inovação e as modalidades da propriedade industrial/intelectual, com base nos normativos legais;
  9. Alavancar a inovação e seus resultados a partir do marketing e das vendas, de forma eficiente.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

 

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

Modalidades de Inscrição

Opção de Pagamento Faseado
  • Pague em 12 x 85€ + 70€ Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)
Opção de Pagamento a Pronto
  • Pague Apenas 950€

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total despendido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“Não queremos ganhar a 100%, o que tentamos o mais possível é não errar, mas a nossa expectativa é acertar 8 ou 9 em dez. Também se aprende muito com os erros, o que interessa é que rapidamente se veja o que é que correu mal e se corrija para o futuro.”

 

António Horta Osório | Presidente do Lloyds Banking Group

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Recepção dos seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy por e-mail.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Inicie e conclua o seu percurso formativo.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

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Syllabus

o Curso é ministrado 100% em EaD (E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1 0/3

Fundamentos da Inovação e Criação de Valor

3 readings
Reading: INOV 1.1. Conceitos e frameworks de inovação fundamentais de inovação e sua importância para as organizações
minutes
Reading: INOV 1.2. Inovação: exemplos e casos históricos de inovação
minutes
Reading: INOV 1.3. Resultados, métricas e o impacto da inovação.
minutes

Módulo 2 0/2

Potenciadores da Inovação

2 readings
Reading: INOV 2.1. Métodos para identificar oportunidades de negócio
minutes
Reading: INOV 2.2. Inovação potenciada pela tecnologia e transformação digital
minutes

Módulo 3 0/3

O Inovador: Intra e Empreendedor

3 readings
Reading: INOV 3.1. Perfis de empreendedorismo
minutes
Reading: INOV 3.2. Perfil, Mindset e características de quem faz inovação
minutes
Reading: INOV 3.3. Inovação potenciada pela tecnologia e transformação digital
minutes

Módulo 4 0/7

Ecossistema de Inovação e processos criativos

7 readings
Reading: INOV 4.1. A pessoa e o seu ambiente criativo: como criar um clima de Criatividade? Open innovation
minutes
Reading: INOV 4.2. Geração de ideias: técnicas de criatividade individuais e em grupo
minutes
Reading: INOV 4.3. Técnicas para avaliar e selecionar as ideias mais criativas
minutes
Reading: INOV 4.4. Ferramentas de sistemas de informação e design thinking para apoio à inovação
minutes
Reading: INOV 4.5 Cultura organizacional e capacidade de inovação, incluindo liderança, criatividade, colaboração e aprendizagem contínua.
minutes
Reading: INOV 4.6. Startup ecosystem e hubs de inovação
minutes
Reading: INOV 4.7. Entrepreneurial lifecycle
minutes

Módulo 5 0/5

Modelos e estratégia de inovação

5 readings
Reading: INOV 5.1. Fundamentos e conceitos de inovação
minutes
Reading: INOV 5.2. Modelo de interação em cadeia
minutes
Reading: INOV 5.3. Instrumentos de autodiagnóstico e diagnóstico de inovação
minutes
Reading: INOV 5.4. Formular estratégias de inovação
minutes
Reading: INOV 5.5. Roteiros de Inovação
minutes

Módulo 6 0/7

Metodologias de Desenvolvimento da Inovação

7 readings
Reading: INOV 6.1. Ferramentas e técnicas de gestão da inovação, como design thinking, co-criação, prototipação- soluções centradas no utilizador
minutes
Reading: INOV 6.2. Desenvolvimento de novos produtos e inovação de modelos de negócio
minutes
Reading: INOV 6.3. Desenvolvimento de clientes e Lean Startup
minutes
Reading: INOV 6.4. Financiamento de inovação:
minutes
Reading: INOV 6.4.1. A visão dos empreendedores e a visão dos financiadores
minutes
Reading: INOV 6.4.2. Instrumentos de financiamento ao longo do ciclo de vida do negócio
minutes
Reading: INOV 6.4.3. Sistemas de incentivos nacionais e internacionais
minutes

Módulo 7 0/7

Gestão de projetos de inovação

7 readings
Reading: INOV 7.1. A operacionalização da estratégia de inovação através da Gestão de Projetos (GP)
minutes
Reading: INOV 7.2. Estruturação de ideias como projeto: definição de objetivos, recursos, prazos, métricas de sucesso e gestão de riscos.
minutes
Reading: INOV 7.3. Análise de tendências e cenários futuros para identificar oportunidades de inovação e antecipar mudanças no mercado.
minutes
Reading: INOV 7.4. Mudança, Gestão de Projetos e portefólios e sua monitorização para o sucesso
minutes
Reading: INOV 7.5. Parcerias e colaborações estratégicas para promover a inovação, incluindo alianças com startups, universidades e outras organizações.
minutes
Reading: INOV 7.6. Ferramentas informáticas e colaborativas de suporte à GP
minutes
Reading: INOV 7.7. Desafios de gestão do conhecimento e inovação nos projetos
minutes

Módulo 8 0/4

Propriedade intelectual

4 readings
Reading: INOV 8.1. Modalidades da propriedade industrial
minutes
Reading: INOV 8.2. As diferentes vias de proteção: âmbito e pertinência de utilização
minutes
Reading: INOV 8.3. Legislação e proteção da propriedade intelectual relacionada à inovação.
minutes
Reading: INOV 8.4. Pedidos de registo de propriedade intelectual, sua defesa e exploração
minutes

Módulo 9 0/4

Marketing e vendas de Inovação

4 readings
Reading: INOV 9.1. Pesquisa de mercados para inovação
minutes
Reading: INOV 9.2. A venda de inovação: como vender inovação e explorar nichos de mercado
minutes
Reading: INOV 9.3. Venda de produtos vs venda de serviços inovadores
minutes
Reading: INOV 9.4. Etapas de construção de um plano de marketing
minutes

Módulo 10

Projeto Final

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