O ciclo formativo: organização e gestão da formação

Módulo 0

Apresentação

Apresentação do/a formador/a e dos formandos; Apresentação dos objetivos e conteúdos do curso

Módulo 1

O ciclo formativo (fase 1): o planeamento - do diagnóstico de necessidades de formação ao plano de formação

9 Conteúdos Abordados
Reading: CForm 1.1. O Processo de Diagnóstico das Necessidade de Formação:
Reading: CForm 1.1.1. O processo de Levantamento e Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Reading: CForm 1.1.2. Fases de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Reading: CForm 1.1.3. Metodologias e Técnicas de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Reading: CForm 1.1.4. Conceção de Instrumentos de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Reading: CForm 1.2. Planificação das atividades formativas: o plano de formação – ferramenta estratégica:
Reading: CForm 1.2.1. Etapas de desenvolvimento de um Plano de Formação;
Reading: CForm 1.2.2. Definição da cronologia global do plano de formação;
Reading: CForm 1.2.3. Estimativa dos recursos humanos, pedagógicos, materiais e financeiros.

Módulo 2

O ciclo formativo (fase 2): desenvolvimento - da conceção à execução da formação

6 Conteúdos Abordados
Reading: CForm 2.1. Conceção, estrutura e organização do dossier técnico-pedagógico;
Reading: CForm 2.2. As metodologias de apoio à formação: dos métodos aos instrumentos;
Reading: CForm 2.3. Promoção e divulgação das intervenções: marketing digital;
Reading: CForm 2.4. Recrutamento e Seleção de Formadores (acolhimento e contratação): especificidades;
Reading: CForm 2.5. Recrutamento e Seleção de formandos: formação financiada e não financiada (pré-requisitos);
Reading: CForm 2.6. Seleção de espaços, equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento da formação.

Módulo 3

O ciclo formativo (fase 3): avaliação - garantir a eficácia da formação

10 Conteúdos Abordados
Reading: CForm 3.1. O Conceito de avaliação;
Reading: CForm 3.2. Objetivos da avaliação;
Reading: CForm 3.3. A Avaliação da Formação:
Reading: CForm 3.3.1. Avaliação das Aprendizagens;
Reading: CForm 3.3.2. A Avaliação da Reação à Formação;
Reading: CForm 3.3.3. A Avaliação do Impacto da Formação;
Reading: CForm 3.3.4. A Avaliação Pós-formação;
Reading: CForm 3.3.5. ROI (Return On Investement);
Reading: CForm 3.4. Relatório de avaliação da ação;
Reading: CForm 3.5. Emissão de Certificados: procedimentos – (Plataforma SIGO).

O ciclo formativo: organização e gestão da formação

€200

About this course

Isento de IVA. Dedutível no seu IRS

Pague em 2 prestações de 99€ + 70€ de taxa de inscrição

60 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

No exercício das funções de técnico/ coordenador e/ou gestor da formação é necessário conhecer como se desenrola o ciclo formativo numa entidade formadora certificada, uma vez que o sucesso da mesma está intrinsecamente ligado à compreensão da sua dinâmica, organização e funcionamento no terreno.

Este curso tem como finalidade dar a conhecer as especificidades inerentes ao Ciclo Formativo, identificando para o efeito cada um dos processos, intervenientes, metodologias e procedimentos e instrumentos a mobilizar na prática.

Destinatários

O Curso  destina-se a:

  • Gestores e Técnicos de Formação e de Recursos Humanos;
  • Formadores e outros profissionais que trabalham na área da formação;
  • Formadores/Consultores que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da Gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação
Forma de Organização

O Curso é ministrado a 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

No final do curso os formandos deverão ser capazes de:

  • Planear, conceber, executar, gerir financeiramente e avaliar programas e ações de formação desenvolvidos com base num sustentado estudo de diagnóstico e análise de necessidades.

Objetivos Específicos

  • Conhecer e distinguir as diferentes fases do Ciclo Formativo;
  • Organizar e implementar um processo de levantamento de necessidades de formação;
  • Saber estruturar um Plano de formação;
  • Estruturar e organizar um programa de curso e um plano de sessão;
  • Identificar os elementos constituintes de um dossier técnico-pedagógico;
  • Saber conceber e executar uma ação de formação;
  • Identificar os diferentes tipos de avaliação;
  • Elaborar instrumentos de avaliação (aprendizagem, reação e pós-formação.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

    1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
    2. Avaliação formativa ou contínua:
      – Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%.
      – Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (10%);
      – Assiduidade: está presente em todas as sessões ao longo da formação – (10%);
    3. Avaliação Sumativa ou final: 25%

A TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Modalidades de Inscrição

  • Pague em 2 x 99€ + 70€ de Taxa de Inscrição
  • Pague 200€ + Oferta da Taxa de Inscrição no valor de 70€ + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“Com a corrupção morre o corpo, com a impiedade morre a alma.”

 

Santo Agostinho

O que Precisa?

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Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

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... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

Syllabus

O curso é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 0

Apresentação

Apresentação do/a formador/a e dos formandos; Apresentação dos objetivos e conteúdos do curso

Módulo 1 0/9

O ciclo formativo (fase 1): o planeamento - do diagnóstico de necessidades de formação ao plano de formação

9 Conteúdos Abordados
Reading: CForm 1.1. O Processo de Diagnóstico das Necessidade de Formação:
minutes
Reading: CForm 1.1.1. O processo de Levantamento e Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: CForm 1.1.2. Fases de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: CForm 1.1.3. Metodologias e Técnicas de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: CForm 1.1.4. Conceção de Instrumentos de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: CForm 1.2. Planificação das atividades formativas: o plano de formação – ferramenta estratégica:
minutes
Reading: CForm 1.2.1. Etapas de desenvolvimento de um Plano de Formação;
minutes
Reading: CForm 1.2.2. Definição da cronologia global do plano de formação;
minutes
Reading: CForm 1.2.3. Estimativa dos recursos humanos, pedagógicos, materiais e financeiros.
minutes

Módulo 2 0/6

O ciclo formativo (fase 2): desenvolvimento - da conceção à execução da formação

6 Conteúdos Abordados
Reading: CForm 2.1. Conceção, estrutura e organização do dossier técnico-pedagógico;
minutes
Reading: CForm 2.2. As metodologias de apoio à formação: dos métodos aos instrumentos;
minutes
Reading: CForm 2.3. Promoção e divulgação das intervenções: marketing digital;
minutes
Reading: CForm 2.4. Recrutamento e Seleção de Formadores (acolhimento e contratação): especificidades;
minutes
Reading: CForm 2.5. Recrutamento e Seleção de formandos: formação financiada e não financiada (pré-requisitos);
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Reading: CForm 2.6. Seleção de espaços, equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento da formação.
minutes

Módulo 3 0/10

O ciclo formativo (fase 3): avaliação - garantir a eficácia da formação

10 Conteúdos Abordados
Reading: CForm 3.1. O Conceito de avaliação;
minutes
Reading: CForm 3.2. Objetivos da avaliação;
minutes
Reading: CForm 3.3. A Avaliação da Formação:
minutes
Reading: CForm 3.3.1. Avaliação das Aprendizagens;
minutes
Reading: CForm 3.3.2. A Avaliação da Reação à Formação;
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Reading: CForm 3.3.3. A Avaliação do Impacto da Formação;
minutes
Reading: CForm 3.3.4. A Avaliação Pós-formação;
minutes
Reading: CForm 3.3.5. ROI (Return On Investement);
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Reading: CForm 3.4. Relatório de avaliação da ação;
minutes
Reading: CForm 3.5. Emissão de Certificados: procedimentos – (Plataforma SIGO).
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